PÁGINA EM CONSTRUÇÃO ( Estamos sempre atualizando, conte sua história ) Para conhecer um pouco mais sobre esta localidade, click aqui - CONSELHEIRO JOSINO
Foto da Antiga Estação de Trens
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), inaugura neste sábado (23), às 18h, a Casa de Cultura Poeta Antonio Silva, em Conselheiro Josino, na região Norte de Campos. O evento será marcado por gincanas de escolas municipais e estaduais, além de shows e apresentações de bandas de fanfarras e teatro.
Segundo o presidente da Fundação, Avelino Ferreira, a casa está sendo preparada para abrigar uma biblioteca, a primeira pública da região dos tabuleiros (pequenas elevações), além de contar com um espaço para oficinas, entre elas, de xadrez, dança, teatro e música.
- Será um marco do novo governo na área da cultura numa região que há muitos anos ficou abandonada. Não fosse a nova escola Alcebíades Schwartz, que Rosinha fez quando governadora, com biblioteca, sala de vídeo, quadra poliesportiva, Conselheiro Josino estaria jogado às traças. E agora, novamente, Rosinha proporciona, com a Casa de Cultura, uma melhor qualidade de vida para a comunidade elevar a sua auto-estima - disse Ferreira.
Conselheiro Josino - A localidade de Conselheiro Josino fica no distrito de Vila Maria, a 35km do Centro de Campos. Chega-se à localidade através da Rodovia BR-101, na direção Norte. Em 21 de fevereiro de 1878 foi inaugurada a Estrada de Ferro que seguia até Carangola (MG), completando em 1890, a Estrada de Ferro Campos-Carangola. A estação da Penha foi aberta nesta ocasião.
Em 1872, a estação passou a se chamar Conselheiro Josino, em homenagem ao nobre cidadão Josino do Nascimento Silva, falecido em 1866. A partir deste sábado (23), na estação passa a funcionar a Casa de Cultura Poeta Antonio Silva.
Antonio Silva, o poeta - Antonio Silva nasceu em Espera Feliz (MG), em 1898. Aos 15 anos, mudou-se com os pais para Conceição de Macabu. Lá, iniciou a prática do ofício de dentista como ajudante do seu pai. Embora com pouca educação formal, começou a escrever poemas e submetê-los ao seu professor Joaquim Laranjeira, que o iniciou na arte da métrica.
Em 1922, publicou seu primeiro livro, "Coração", e no ano seguinte, "Saudade", com poemas românticos. Em 1927, mudou-se para Conselheiro Josino, onde iniciou, em sua residência, um modesto museu com objetos variados e a Biblioteca Joaquim Laranjeira, em homenagem ao seu professor
Ao fazer um comentário, deixe seu e-mail para resposta ou agradecimento
ou fale com a gente pelo E MAIL smduducha@ig.com.br